Aprenda a usar a meditação em benefício da sua saúde

Quando falo em meditação pode ser que você imagine logo um monge, num mosteiro distante, sentado com suas pernas cruzadas, naquela posição tradicional de lótus, durante horas. Muitos têm uma impressão incorreta sobre meditação. Meditação não é um bicho de sete cabeças, não precisa ser feita por muito tempo. É um exercício diário, que deve ser incorporado à rotina de pouco a pouco.

No nosso curso “Planejamento de Saúde” eu vou apresentar a importância da meditação e como praticá-la sem mistérios no seu dia a dia. Essa prática de origem milenar vem sendo estudada e reconhecida pela ciência como uma técnica efetiva para tratar a saúde física e emocional.

O ser humano tem uma tendência natural para meditar. Mas, infelizmente, não possui um manual de instruções para praticar a meditação. Por isso, com frequência, vemos pessoas que se desanimam ao tentar meditar e acabam desistindo por acreditarem que não conseguem encontrar uma postura adequada ou relaxar o suficiente.

Meditar é concentrar a atenção em uma única coisa. É simples, mas não é fácil, pois nossa mente está sempre voltada para o passado ou para o futuro, o que pode gerar ansiedade e depressão. Meditar é estar no presente. No aqui e agora.

O que a meditação pode fazer por você

Reduzir o risco de doença cardíaca

Estudo cardiovascular publicado em novembro de 2012, na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes revelou que pessoas com doença cardíaca coronária que escolheram fazer uma aula de meditação por semana tiveram o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte reduzido em 48%.

Equilibrar seu organismo

A prática meditativa diminui a tensão e relaxa mais o nosso corpo, o que nos faz ter um sono melhor. O fato de controlar a respiração, como é feito na prática, é o que regula os impulsos nervosos e faz com que todo o corpo se equilibre. Os ganhos podem ir além de melhorar o sono, reduzindo o estresse e a compulsão alimentar.

Potencializar seu cérebro

O cérebro de quem pratica meditação permite que as informações sejam processadas de forma mais rápida. Isso significa que meditar torna seu cérebro mais potente e capaz de assimilar nova aprendizagem.

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Dr. Thanguy Friço - Especialista em planejamento de saúde

Thanguy Friço é médico ortopedista e cirurgião da coluna e criador do Programa LifeStyle

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