Planeje sua saúde e evite a obesidade, fator de risco do câncer de próstata

Entramos no “Novembro Azul”. O mês mundial de combate ao câncer de próstata. Talvez você não saiba, mas a obesidade pode influenciar o surgimento do câncer de próstata por diminuir a produção do hormônio testosterona e aumentar a conversão de testosterona em estrogênio.

A nutrição é um dos elos que vamos trabalhar no curso “Planejamento de Saúde”, um programa que eu criei de gestão do estilo de vida e redução dos riscos de doenças adaptado para a população brasileira. O curso tem foco em nutrição, atividade física, administração do peso e do estresse, sono e outros hábitos que interferem na qualidade de vida.

Planejar a sua saúde é uma ferramenta que você terá para evitar a obesidade. Além de adotar hábitos alimentares saudáveis, precisamos incluir a prática de exercícios físicos na nossa rotina. Manter a massa muscular, controlar as emoções e ter um sono de qualidade são necessários para uma vida saudável.

No combate ao câncer de próstata não adianta ser super-herói, basta ser homem prevenido. Então, aprenda a planejar a sua saúde. Por quê? Juntos Somos Mais Testosterona!!!!

Saiba Mais

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Diagnóstico precoce

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Fatores de risco

Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio.

Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

E a obesidade.

 

Thanguy Friço é médico ortopedista e cirurgião da coluna e criador do Programa LifeStyle

Adquira seu ingresso para o curso “Planejamento de Saúde” clicando aqui

Curtiu?  Siga-nos no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário