Não tomar café da manhã pode comprometer sua saúde cardiovascular

Hoje em dia temos várias dietas da moda. Isso significa algo feito temporariamente. Uma dieta em evidência é a paleolítica, que defende o jejum prolongado e o consumo de carne à vontade.

Mas é preciso ter cuidado com os radicalismos. Dieta é modo de vida. Ou seja, a sua dieta é aquela que você consegue usar durante um longo período de tempo.

Gordura nas veias

Agora veja: um estudo publicado recentemente na revista científica “ Journal of the American College of Cardiology”, feito com 4 mil pessoas, mostra que as pessoas que pulavam o café da manhã ou ficavam em jejum prolongado tinham um risco maior de doenças cardiovasculares. Dentre elas, a arteriosclerose, ou seja, o acúmulo de gordura nas artérias e veias do corpo humano. E essas pessoas também apresentaram pressão arterial mais elevada, a hipertensão.

Temos que tomar muito cuidado. Hipócrates cita que “seus alimentos sejam seus medicamentos e que seus medicamentos sejam os seus alimentos”. Qual, digamos assim, a forma mais inteligente do corpo metabolizar as refeições? O ideal é que você coma de 3 em 3 horas, sempre prestando atenção na qualidade e na quantidade do que está ingerindo.

Muitas vezes a gente come mais do que necessário e precisamos saber diferenciar o que é fome e o que é vontade de comer.

Mais energia

O interessante é que você possa manter uma dieta o máximo de tempo possível na sua vida. Devemos tomar cuidado com modismos.

Fica a dica: tome um café da manhã onde você possa ingerir entre 20% a 30% das calorias necessárias durante o dia.

Inclua essa dica na sua rotina e você verá que terá muito mais energia. Venha ter um estilo de vida mais saudável. Participe do nosso curso “Planekamento de Saúde”, dia 02 de dezembro, na Área de Eventos do Shopping Vila Velha, das 8 às 18 horas. Ingressos aqui.

Dr. Thanguy Friço - Especialista em planejamento de saúde

Dr. Thanguy Friço – Especialista em Planejamento de Saúde

Deixe um comentário