Previna-se. Cuide-se. Escolha planejar uma vida saudável

Nós estamos no Outubro Rosa, o mês da prevenção do câncer de mama. Quando falamos em prevenção nos referimos a evitar a doença. O autoexame e a mamografia são procedimentos utilizados para diagnóstico precoce da doença. Ou seja, a pessoa já está doente.

Sem dúvida eles são importantes e devem ser estimulados. Isso porque quando se diagnostica a doença na fase precoce os tratamentos são muito melhores.

Obesidade

No entanto, quando falamos em prevenção, precisamos associar aquilo que podemos modificar, transformar na sua rotina diária. Por exemplo, a obesidade é um dos principais fatores causais do câncer de mama. E isso nós podemos modificar!

Se você tem uma história genética de câncer de mama na família, um dos principais cuidados que você deve ter é perder peso. Isso sim é prevenção!

Cigarro

Outra atitude relacionada à prevenção. Parar de fumar. Comprovadamente o cigarro contribui para o aparecimento da doença.

Atividade física

Alguns estudos têm mostrado que mulheres que praticam pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, conseguem reduzir em quase 30% a incidência de câncer de mama. Então dance, ande, corra, nade. Não fique parada!

Outubro Rosa é o mês da prevenção. Vamos todos, de forma efetiva, prevenir o câncer de mama. Prevenção é cuidado. Vamos planejar uma vida saudável. Nosso curso Planejamento de Saúde acontece dia 02 de dezembro, das 8 às 18 horas, na Área de Eventos do Shopping Vila Velha. Ingressos Blueticket.

Thanguy Friço é médico ortopedista e cirurgião da coluna e criador do Programa LifeStyle

Curtiu? Leia outros artigos clicando aqui

Siga-nos no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário